quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pré-Natal



O que vem a ser o pré-natal: bem pra mim é o período em que ficamos eufóricos procurando, assim que chega dezembro, que chegue logo.

O que você espéra nesse natal?

Cada tem as suas pretenções. Crianças (algumas bem crescidas) desejando os presentes, adultos promovendo reencontros de família nem sempre amigáveis, no trabalho aquelas festas de fim de ano, ditas de confraternização, mas que muitas vezes só servem pra altos porres, mal-estar e situações embaraçosas, festas com amigos-secretos em que sempre se acha que deus um bom presente e não ganhou nada a altura do que ofereceu, muita comida boa, pelo menos na opinião de quem faz, pois algumas, com certeza, são de doer (que me lembre meu estomago no ano passado, quando aguardava um creme de frango e foi surpreendido com um de alho), etc.

O que você espera para o seu pré-natal?

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A música ficou de luto !

Na madrugada de sábado para domingo, fez sua última apresentação Coinha. Um dos melhores músicos que já conheci, não só pela sua competência como instrumentista, mas pela pessoa que ele foi em sua simplicidade, com seu sorriso fácil e sincero que enchia de admiração aqueles que o viam tocar.

Tive o privilégio de estar ao seu lado algumas vezes e posso até ousar ao dizer que desfrutei de sua amizade, que se resumiu a alguns poucos encontros em que pude aprender com ele, vendo a forma como ele tocava e ouvindo seus conselhos sobre rítmo, harmonia, estilo, passagens e outras coisas que, como aprendiz, nem sempre entendia.

Achava legal, e o termo é esse mesmo, quando pedia pra que eu ou qualquer outro que estivesse junto a ele, pegasse num violão e tocasse alguma coisa, pois sendo ele músico profissional da melhor qualidade, tinha paciência de ouvir tocar aqueles que muitas vezes maltratavam, com suas mãos, o violão que tão habilmente tocava.

Ele saiu de cena nos deixando tristes e abalados pela forma trágica como se foi, deixou também a música de luto, pois poucos são os que sabem executá-la com o sentimento e competência que ele tinha.

Saudade é o que vai ficar dentro dos que te conheceram. Comigo vai ficar, como recordação, o convite para passar em sua casa para tocar um pouco com você e o seu sorriso.

Obrigado por ter tido o privilégio de lhe conhecer.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Meu nome é Mel


No dia 12/10/2007 fui adotada.

Meu pai e minha mãe estavam caminhando de volta pra casa e eu estava nos braços de um senhor, meio triste e chorona, minha mãe olhou e falou: que linda!

O senhor, que estava comigo nos braços, disse: vocês a querem? Minha mãe olhou pra meu pai e com os olhos pedia sua confirmação. Ele disse que sim.

No caminho para casa, compraram comida pra mim e um sabonete. Em casa tomei meu primeiro banho (três traumas a serem vencidos meu primeiro banho, um frio de doer e minha nova cor, pois até o momento eu pensava que era marrom, mas tenho uma linda cor dourada, puxando para mel (de abelha certo), daí logo ganhei o nome “Mel”.

No início, tudo era novo pra mim, mas ganhei carinho e afeto e fui me sentindo em casa...

Dois dias depois fui a praia, foi uma experiência diferente. Meu pai e minha mãe adotivos gostam de coisas do tipo, mudanças radicais, e põe radical nisso, eu acostumada com água doce, de repente fiquei meio perdida diante de tanta água salgada.

Minha mãe aprovou algumas atitudes minhas, meu pai nem tanto...

Eu ainda não entendi porque ele gostava daqueles sapatos velhos, eles tinham um cheiro horrível, os detonei. Que fique bem claro que meu pai não tem chulé, apenas seus sapatos têm um cheirinho que é horrível.

Meu pai brigou comigo, minha mãe ficou do meu lado. As mulheres são unidas, sabe como é né...

Eles me deram remédio pra verme, que apesar do gosto de morango é ruim pacas de engolir e depois fui pela primeira vez ao veterinário, tomei minha primeira vacina.

Conheci a família de minha mãe e do meu pai, fui o centro das atenções.

Assim completei meu primeiro mês de descobertas em meu novo lar.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Tempo...



Depois de quase três semanas usando frases de outras pessoas para transmitir meus pensamentos, volto a escrever. Não que das outras vezes não usasse pensamentos de outros, mas devido ao corre-corre em que fiquei nos últimos dias, não conseguia concatenar muita coisa.

Meu tempo estava muito sobrecarregado, tendo que fazer muitas coisas e não tendo como atualizar o blog.

Sei que muitos dirão que não ter tempo é desculpa e existe até uma frase que diz mais ou menos isso: "a falta de tempo é a desculpa de quem não separa tempo para organizar o tempo que tem."

Mas, segundo a bíblia: “tudo tem seu tempo determinado”.

Na figura acima, criada por Salvador Dali, podemos ver que não temos controle sobre ele.

Bom, o que importa é a forma como o usamos...

Alguém pode dizer como usar bem o tempo? Lembre-se que cada ser humano é único e o que se aplica a você pode não se enquadrar da mesma forma para outra pessoa.

Tenham uma boa semana!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Pra meditar - III



"A alegrai está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."


Mahatma Gandhi

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Pra meditar - II



"É praticamente uma lei na vida. Quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade está em que, freqüentemente, ficamos olhando com tanto pesar a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu."

Andrew Carnegie

sábado, 10 de novembro de 2007

Pra meditar !


Pra quem gosta de puxar, qualquer saco serve.
Acaba sempre puxando o saco certo, o de dinheiro.

Millor Fernandes

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

POP Tunada !



POP 100 com aro traseiro de 17", pneu de Falcon, suspensão alongada, reforço na balança, ficou irada !!!

O dono diz que ficou andando mais e com melhor dirigibilidade. Não sei se é verdade, mas ficou com um belo visual.

Porque a Honda não pensou nisso ?

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

É PENTA ! ! !



Todo clube tenta mas, oficialmente, só o São Paulo é Penta !!!

Precisa dizer mais alguma coisa ?

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Viagem Rápida !

Objetivo: viajem a João Pessoa/Pb para pegar uma assinatura de cliente.

Eita vida dura... Acordar as 4:30 h e sair as 5:00 h. Bom isso era a previsão, na verdade a saída foi as 5:32, calibrar os pneus as 5:37, no asfalto da BR-101 as 5:39, saindo de Parnamirim. Iniciada a viajem.

As 5:52, 10 km depois da saída, parada para abastecimento.

Segue viagem, e as 6:42 estou na divisa do RN/Paraíba, 7:14 chego em Mamanguape, 7:51 estou em Bayex e as 8:38 minutos chego ao destino na casa da cliente no bairro de Jaguaribe - João Pessoa (porque não tirei nenhuma foto na chegada, muito menos em João Pessoa ! Ai que raiva...).

Saio da casa da cliente e sigo em direção a saída para Natal, dou uma parada rápida para trocar o óleo da braba e sigo.

As 9:20 estou de volta a BR-101 saindo de João Pessoa com destino a Parnamirim, dou uma parada para um pequeno lanche e sigo.

No meio do caminho uma parada estratégica para o alívio de alguns líquidos que me incomodavam e chego em casa as 11:50 h.

Descontando mais ou menos uma hora e vinte minutos para abastecimento, informações, lanche, pegar assinatura do cliente, troca de óleo e pausa para o pipi, foram gastos aproximadamente cinco horas para percorrer 339 km, o que dá uma média horária aproximada de 68 km/h. Isso numa Titan 150 ks que está precisando de revisão é lucro.

E a bichinha continua inteira.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Ale jacta est - A sorte está lançada !


Encontrar um trevo de quatro folhas, possuir um pé de coelho, usar ferradura sobre a porta, etc. todos esses itens são conhecidos por trazerem sorte a quem os possui.

Alguns dizem: fulano tem muita sorte, tem um emprego que caiu do céu, uma mulher maravilhosa, filhos que não dão trabalho, carro novo, etc. ele sim é feliz!

Eu digo: vida boa é a dos outros! Quando se tem oportunidades, deve-se aproveitá-las com sabedoria. Sorte tem tudo a ver com as decisões que tomamos.

Muitas vezes esquecemos que o principal para ter sucesso em alguma coisa é saber enxergar onde estão as oportunidades e aproveitá-las. Só que elas não aparecem em nossa frente com uma placa tipo: "aproveite, sou a melhor do dia!"

Segundo Eleanor Roosevelt: "O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

Cora Coralina escreveu:"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim você terá o que colher."

Diariamento precisamos tomar decisões. A grande questão é que nem sempre tomamos as decisões corretas, na verdade só vamos saber se é correta ou não depois de consultar o senhor de tudo, que é o tempo.

Mas a capacidade que nos é dada de escolher nos faz responsáveis por essas mesmas escolhas, bem como por suas consequências.

Devemos deixar de lado o que alguns chamam de sorte e passar a ter atitude para com nossas escolhas. Não ficar chorando sobre o leite derramado e sim procurar resolver os problemas que provocamos a nossa vida.

Quando perguntaram a MIchelangelo como ele conseguia esculpir tão belas obras, a ele é atribuida a seguinte resposta: "Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco tudo o que não é necessário".

Então, como disse o mestre renacentista, retirando o que não é necessário em nossa vida como: timidez, desânimo, tristeza, lamentação, insatisfação, etc. vai ficar alguma coisa tipo: energia, alegria, satisfação, interesse, prazer, etc. Em resumo: você terá uma vida melhor se decidir viver melhor.

Um desconhecido falou: "A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."

Sorte é a soma de preparo mais oportunidade. Não adianta você ter oportunidade se não tiver preparado para aproveitá-la e vice-versa.

Como diziam os romanos: "Ale jacta est - A sorte está lançada !"

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fim-de-semana 10 ! ! !

Fim de semana com muitas promessas... deixa ver só...

Sábado, comprei quatro dvds com a intenção de passar boa parte da noite de sábado vendo-os.

No início da noite vou deixar minha namorada no trabalho e volto pela casa do meu amigo Acaci, chegando lá ele me convida pra dar uma volta na Festa do Boi, aceitei e fui.

Chegando lá encontrei alguns conhecidos como o René, que é cunhado de Acaci e artesão no trabalho com couro (selas, arreios e afins), Abaeté, poeta e cordelista que em seu stand tinha cordéis, livros e cds de vários artistas da terra e de outros estados, Os Meirinhos do Forró dando um senhor show.

O cansaço bate e por volta das vinte e duas horas voltamos. Chego em casa, me preparo par curtir um dos dvds e ele dá pau, em outras palavras não funcionou de jeito nenhum.
Contrariado, vou fazer alguns afazeres pra deixar o domingo livre e a casa apresentável. Após as atividades soninho, que é bom e merecido.

Domingo, pego minha namorado no trabalho, passo na casa do Beto e combinamos de ir pra Lagoa Salgada curtir uma festa no Balneário Casa de Reboco.

Tudo combinado, saímos e: no meio do caminho, tinha um prego, tinha um prego no meio do caminho...

Uma das motos furou o pneu e foi preciso voltar mais ou menos quatro quilômetros. Muito suor derramado e quinze reais depois; pneu consertado, moto pronta, seguimos viagem.

A festa foi dez, chegamos ao meio-dia e saímos quase as vinte horas, depois de muito cansaço e diversão, pense num lugar bom pra se divertir. Tranqüilo, sem confusões, com preços justos, uma beleza. E Sobretudo os amigos e a companhia da minha pretinha.

É porisso que eu uso as palavras do saudoso Luiz Gonzaga:

"Todo o tempo quanto houver pra mim é pouco
pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco”

Pense num fim-de-semana 10!



Detalhe, não recebi nenhum centavo pra fazer essa propaganda...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Carona de Moto !

Já vi várias imagens de pessoas andando de moto, com dois ou mais passageiros, inclusive tenho a dizer que em cidades do interior isso é comum, piloto com duas ou mais pessoas, especialmente se são crianças, o que é de uma falta de responsabilidade sem tamanho, maior ainda se for levado em conta que, na maioria das vezes, todos estão sem capacete.

Já vi casos de pessoas com famílias inteiras numa moto e eram o pai a mãe e três crianças que ficavam assim posicionados: uma criança sobre o tanque, o pai pilotando, outra criança e a mãe com outra criança no colo.

Pensei já ter visto tudo. Certa vez vi fotos de alguns países da áfrica onde é costume até fazer uma adaptação para que a moto possa levar três pessoas.

Mas a imagem abaixo pra mim é totalmente nova, vejam e comentem...

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Bons Ventos ? !



Deixando de lado o grego Éolo, o deus dos ventos, uma vez que os ventos em questão aqui são outros. Não aqueles que movem turbinas ou causam vendavais usando todo o poder de sua energia eólica.

Os ventos aos quais me refiro são aqueles causados pelas flatulências alheias e muitas vezes as nossas também, afinal todo multa solta os seus puns, como disse certa vez Reginaldo Rossi em entrevista a Xuxa a alguns anos atrás (puro pleunasmo).

Conversando com meu amigo José Acaci, que é autor do célebre cordel "Antologia do Peido", sendo ele também poeta, cordelista, compositor, cantor, escritor, professor, violeiro, promotor da cultura (não necessariamente nessa ordem, pois depende do momento) vimos que além do seu, grande é a quantidade de cordéis que tratam do assunto PEIDO (em caixa alta mesmo, pois alguns tem um som alto), é um assunto que permite muitas interpretações.

Então, pesquisando na internet e em outras publicações, descobri que o dito cujo é cultura e acredito que encontrei coisas que meu amigo Acaci talvez não saiba.

Por sua causa já houve luto e ódio entre nações, massacres mesmo, peças de teatro foram escritas – isso mesmo, autores como: Dante, Shakespeare, Victor Hugo, Twain, Balzac, etc. usaram o dito cujo como recurso em suas obras.

O PEIDO (como explicado acima, prefiro grafá-lo todo em maiúsculo) já foi proibido em igrejas católicas, mas também teve suas divindades, sendo ele reverenciado em algumas culturas. Os romanos consagravam suas latrinas à deusa Cloacina e seus gases a Crepitus, já os moabitas, um povo do antigo oriente médio, reverenciavam a divindade Bel-Phegor, que segundo a sua crença zelava pela boa saúde de seus sistemas digestivos e como forma de adoração e louvor a esse poderoso deus abaixavam suas roupas em pleno templo e ofertavam-lhe os gases vindos do seu interior. Sim, é isso mesmo. Os moabitas viravam-se de costas para o altar e soltavam puns, acredito até que os mais sonoros eram mais encorajados, pois acreditavam que dessa forma, Bel-Phegor os protegeria de hemorróidas e úlceras.

Já ouvir falar até de uma competição de peidos, em um determinado lugar, em que o que era avaliado o som emitido, a duração e a intensidade dos ditos, e a desistência dos atletas se dava pela falta de gases, sendo que o último peidão era o campeão do evento. Fico a imaginar qual é o tipo de preparo físico desses esportistas...

Faço minhas as palavras contidas no final da reportagem da revista Superinteressante, edição 185 de fevereiro de 2006: “Em resumo, peidos são parte da nossa natureza (e, para o bem ou para o mal, da nossa história, da nossa cultura, da nossa arte). Gostemos ou não do cheiro, temos que aprender a conviver com eles. Não há vida sem puns”.

Quem quiser ver a reportagem inteira, cliquem no link abaixo ou colem no seu navegador, com certeza o artigo merece uma leitura caprichada.

http://super.abril.com.b r/super2/superarquivo/2003/conteudo_1211 71.shtml

sábado, 13 de outubro de 2007

Motoqueiros Selvagens


Sexta-feira à noite, depois de um dia de feriado, nada interessante pra ver na tv, resolvi colocar um DVD que tem como título MOTOQUEIROS SELVAGENS (WILD HOGS) Produtora: Touchstone Pictures - Ano de Produção: 2007 - País de Origem: EUA.

Garanto a vocês que foi uma das melhores comédias que tive o prazer de assistir este ano, nunca me diverti tanto na frente de uma tv. Creio que os vizinhos até ficaram preocupados com o barulho que fiz rindo. Valeu cada centavo gasto no DVD.

Bobby (Martin Lawrence), Doug (Tim Allen), Dudley (William H. Macy) e Woody (John Travolta) são quatro amigos de meia idade (ainda hoje não entendi o significado do termo) com problemas diferentes. Esposa, filhos, trabalho, relacionamentos, dívidas, divórcio, rotinas estressantes são o mote para o início da aventura que os quatro se propõem.

Com participação especial, durante alguns segundos, de Paul Teutul e Paul Jr. da OCC (impagáveis na pele deles mesmos) e Marisa Tomei (pense numa morena linda).
Pra quem quer tirar o estresse e rir bastante é filme que indico, é garantia de muitas gargalhadas.

Bom fim de semana a todos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Precisa disso?!

A forma como falamos, ou fazemos algum comentário, vai influir diretamente na maneira como obtemos a resposta das nossas indagações.

Estava num supermercado quando presenciei a seguinte cena: Um casal fazia suas compras e colocou no carrinho um pacote de cervejas em lata, logo depois foi inquirido por uma pessoa, que vinha em sentido oposto, com a seguinte pergunta: "Precisa disso?!"

Deixando de lado o mérito da questão - nada contra, nem a favor, muito menos pelo contrário - achei inteligente a reposta dada pelo casal: "Às vezes, sim!"

Não sei se a pessoa o conhecia, ou se simplesmente pelo seu zelo religioso, fazia uma reprovação do ato de comprar bebida alcoólica. O fato é que a pergunta inadequada foi feita de modo educado, amável e simpático até - pela minha observação. Pergunto se ela tivesse sido feita em tom diferente, qual teria sido a resposta?

Às vezes, em nossa arrogância, acreditamos que somos os donos da verdade e que nossas opiniões são mais importantes do que as dos demais. Fazemos comentários que, para nós, são corretos, mas que não são nem devem ser verdades absolutas para os outros.

Jesus, certa vez, se encontrou diante de uma verdade: uma mulher pega em flagrante adultério. Todos esperavam que ele a condenasse, mas em sua sabedoria divina, simplesmente falou: "Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra".

Todos esperavam uma ação enérgica do filho de Deus, mas Ele, serenamente, colocou uma nova verdade.

A forma como Ele tratou, não só, a mulher pega em adultério, mas também todos os que assistiram à cena, foi determinante naquele momento para vários questionamentos dos presentes.

Como você trata seu semelhante? Como você espera ser tratado por ele? Como você fala com as pessoas? Como você espera que suas perguntas sejam respondidas?

P.S.: Publicado originalmente em 09/02/2007 no site: http://www.geriberto.blig.ig.com.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bactéria - Bichinha Poderosa

A tal da bactéria, pense numa bichinha poderosa, pequena como ela só, mas com uma força enorme, capaz de derrubar seres muito maiores do que ela.

Semana passada, por exemplo, uma resolveu se esconder dentro de um belo cachorro-quente e advinha quem comeu o bendito? Exatamente, euzinho comi o delicioso lanche, logo depois ela começou seu trabalho. Derrubou-me de jeito, por dois dias tendo dores terríveis (cabeça, barriga, etc.), febre alta, mas em compensação fui coroado rei e passei a despachar direto do trono branco lá de casa.

Nesses dias em que estava à base de maçã, goiaba, banana, arroz branco, carne grelhada, soro caseiro, água de côco, etc. Passei a tomar mais cuidado com alimentação e tomar decisões de como mudá-la para não precisar me encontrar de novo com a tal da bactéria.

Recomendo que todos tenham cuidado na hora de fazerem lanches tipo: baurus, cachorros-quente, coxinhas, pasteis, churrasquinhos, etc. O que comi e causou todo esse estrago foi num lugar que sempre como, portando recomendo atenção dobrada a todos e tenham uma boa digestão.



P.S.: PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIA 01/05/2007 NO SITE:
http://www.geriberto.blig.ig.com.br

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Prostituição em vários momentos da história

2000 A.C. - Uma de cada lado
A separação social ente esposas e prostitutas é tão antiga quanto a própria atividade. Já na Suméria, códigos de conduta limitam os direitos das prostitutas.

1100 A.C – Vestindo a carapuça
Os assírios proíbem o uso do véu. Em 1351, um ato impõe o uso de capuz “para que saibam de que classe elas são”. Em 1535, o rei inglês Henrique VIII cria uma identificação mais eficaz: ordena que os rostos sejam queimados com ferro.

400 A.C. – Naturalidade
Sexo e erotismo são encarados de forma natural pelos romanos. Sem moralismos, a sociedade encarava a prostituição como uma profissão comum durante o império Romano. Antes disso os gregos chegavam a encarar a prostituição como algo sagrado.

Século V – A igreja não gosta
A igreja católica transforma em pecado todas as formas de prazer e limita o sexo ao casamento. As prostitutas passam a ser excomungadas e os homens instruídos a se manter bem longe delas.

Século XII – Sem direitos
Juristas franceses preparam as primeiras leis sobre prostituição, negando às mulheres direitos básicos como testemunhar em tribunais. O código das leis da Normandia foi mais longe e legalizou o estupro de prostitutas.
Também no século XII o rei Henrique II baixou um decreto diozento que a igreja poderia explorar comercialmente os bordéis de algumas cidades inglesas. Foi esse dinheiro que ergueu centenas de igrejas pela Inglaterra.

Século XV – Faça o que eu falo
A igreja continua sua obsessão contra prostitutas, o que não impede os homens do clero de transformar mosteiros em locais pouco cristãos.

Século XVI – No combate
Nem leis, nem apelos religiosos. A única arma eficiente contra a prostituição são as doenças sexualmente transmissíveis – um fato que não mudou muito. O aparecimento da sífilis na Europa traz uma onda de aversão contra a atividade.

Século XVIII – Revolução sexual
A revolução industrial faz da prostituição uma atividade tentadora. Nas fábricas, as jornadas de trabalho são desumanas e os salários, miseráveis. A cafetinagem se torna uma opção de vida para os homens.
Também nesse século o médico alemão Lippert faz uma descrição física das prostitutas: olhos penetrantes, cabelo escasso e voz rouca, “característica fisiológica da mulher que perdeu suas funções próprias – aquelas de mãe”. Era a ciência procurando explicações para a prostituição.

Século XIX – Regras, regras e mais regras
Mulheres começam a ser controladas, registradas e obrigadas a passar por exames médicos regulares. Uma corrente abolicionista surge nessa época e espera que prostitutas se arrependam e assumam uma “vida digna”.

Século 20 – Levantando a voz
Prostitutas começam a se organizar. Já não estão dispostas a deixar que os outros decidam o que é melhor para elas. Hoje existem dezenas de grupos e associações, em todo o mundo, que lutam pelo direito de mulheres que vendem serviços sexuais.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

INSENSATEZ !

Não é de estranhar que muitos duvidem que o Brasil seja um país sério, como disse certa vez uma autoridade francesa, pois os atos e palavras daqueles que comandam o mesmo falam por si:

Ao ser perguntada sobre o que dizer aos turistas diante dos recentes problemas nos aeroportos, a ministra do turismo, que é sexóloga, afirmou: “Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”. Depois disse que uma das medidas para reduzir os atrasos nos aeroportos é investimento em novas aeronaves pelas companhias aéreas. “Mas esse não é um problema só do Brasil, é um problema mundial”, minimizou.

Em entrevista à imprensa, aparentando alegria e comentando o caos aéreo, o ministro Guido Mantega afirmou que os atrasos de vôos são causados pelo "aumento do fluxo de tráfego por causa da prosperidade do país".

"Em determinados cargos, a gente não diz aquilo que pensa nunca; a gente faz quando pode e, se não pode, a gente deixa como está para ver como é que fica", ensinou o presidente Lula no último dia 17 de julho.

Diante destes comentários não é de estranhar o que aconteceu em uma escola de nível médio, aqui em Parnamirim, onde uma coordenadora criticou um dos funcionários por tocar cinco minutos mais cedo (na verdade o horário de encerrar as aulas é as vinte e duas horas e não as vinte e uma e cinqüenta e cinco), argumentando ela que em virtude da greve os alunos teriam perdido muitas aulas e qualquer tempo perdido seria prejudicial ao seu aprendizado.

Foi lembrado então que se devia pelo menos começar as aulas no horário correto, dezenove horas e não com os atrasos costumeiros de quinze minutos ou mais, quando ela retrucou que aí já é outro problema e que não queria que algo assim se repetisse, referindo-se ao adiantar o encerramento das aulas.

Esquece ela que o aprendizado dos alunos do turno noturno já é prejudicada pelo fato de muitos, salvo algumas exceções, trabalharem durante o dia, e fazem um grande sacrifício para estudar a noite, estando já cansados das labutas do dia-a-dia e cinco minutos a menos as vezes é mais salutar e útil ao aprendizado do que cinco minutos a mais.

Quanto a greve, espero que as aulas que não foram dadas no período em questão sejam repostas de verdade e não como costumeiramente é feito e algumas instituições de ensino onde as mesmas são pagas com reuniões e trabalhos para os alunos fazerem em casa. Isso sim acarreta danos a aprendizagem.

Finalizo usando uma frase do professor Elcio Abdalla, catedrático da USP: "Quem quer competir com os melhores não tem tempo para greve"

sábado, 6 de outubro de 2007

Hamilton vibra ! – Massa e Alonso reclamam !



Na madrugada de sexta para sábado, Hamilton fez a pole e deixou para trás Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Fernando Alonso. Enquanto ele comemorava os outros procuravam desculpas para o seu mau desempenho durante a temporada.

Para Kimi: “O treino foi normal”, e espera um melhor desempenho durante a corrida.

Segundo Massa: “Alguém quer que Hamilton vença" e consequentemente estão lhe favorecendo.

Já Alonso diz: "Fosse eu, teria sido punido", se referindo ao caso do safety-car no gp do Japão, quanto a quarta colocação no grid disse: “todas as minhas voltas foram boas e vamos esperar que seja algo relativo à quantidade de combustível do carro”.

Na minha humilde opinião o campeão da temporada é Lewis Hamilton, pela competência, persistência, dedicação e por estar no lugar certo, na hora certa e com talento de sobra.

Leiam o que disseram sobre ele os principais dirigentes da F1:

“um piloto especial. Uma vez a cada dez anos os pilotos especiais aparecem, como Ayrton (Senna) e Michael (Schumacher). É um acontecimento raro, fantástico e histórico para a F-1.” - Frank Williams

“Normalmente, um estreante talentoso não pilota para uma equipe de ponta. Ele teve a oportunidade e usou bem. Temos que ter respeito e admiração pelo que ele fez neste ano”. - Jean Todt,

“Lewis Hamilton vem sendo uma verdadeira lufada de ar fresco e ressuscitou a F-1. Estou no esporte a motor há muito tempo para tentar lembrar de um, mas nunca vi nada como ele. Perdemos um grande herói em Michael Schumacher, mas ganhamos outro com Lewis”. - Bernie Ecclestone

“Ele quebrou mais recordes que qualquer outro estreante e eu acho que eles falam por si. Suas ações falam mais alto que palavras. Ele é um talento excepcional e tenho certeza que quebrará mais recordes no futuro”. - Ron Dennis

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

40 anos, num corpinho de 39 e 12 meses!



Hoje, faz exatamente 40 anos que chorei pela primeira vez...

Foi algo diferente! Pela primeira vez via o mundo, tudo muito claro, muito barulhento, cheio de pessoas que eu não conhecia.

Tudo novidade, há única certeza era o fato de não saber nada sobre nada e que dependia em tudo de todos os que estavam ao meu redor.

Hoje, passado todo esse tempo, tenho a seguinte certeza: aprendi algumas coisas, não tudo que eu queria; conheci muitas pessoas, nem todas que eu queria; vivi muitas situações, nem todas entendi; acertei em alguns casos, errei em outros, tive muitas oportunidades, algumas aproveitei outras não!

Motivos de alegria, vários; motivos de tristeza, inúmeros, sensações de felicidade, incontáveis.

Como disse o rei Roberto Carlos: “se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi”.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

É t i c a !

Muito se tem falado ultimamente sobre ética. É conselho de ética, falta de ética de profissionais e pessoas, quebra de decoro parlamentar, etc.

Mas afinal de contas o que é ética?

Segundo o Dicionário Aurélio:
sf 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal.
2. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

Segundo o Dicionário Houaiss:
Sf 1. Conjunto de preceitos sobre o que é moralmente certo ou errado.
2. Parte da filosofia dedicada aos princípios que orientam o comportamento humano.

Segundo o site: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx", que é um dicionário de língua portuguesa on-line:
do Lat. ethica < Gr. ethikés. f., ciência da moral; moral; Filos., disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

Por que toquei nesse assunto? Bom é o tema do momento, vide caso Renangate e julgamento no Supremo Tribunal Federal contra os indiciados no mensalão.

Leiam o comentário do parlamentar do Rio de Janeiro Valdeci Paiva (PSL), que é suspeito da morte do deputado Marcos Abrahão (PRTB) de que era suplente, no site: http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=193017:

“— Não existe ética no meio político. Existe conveniência. Se for conveniente cassarem alguém, cassam. Se não, esquecem. É tudo uma politicagem nojenta.”

Mas, no meu entender, a questão maior é que muita gente desconhece o que venha a ser ética. Recentemente vi uma discussão em que uma pedagoga falava com uma funcionária de uma escola e dizia lhe seguinte: olhe, quando você falta, é falta de ética com os seus colegas que vem trabalhar, quando você não faz o seu trabalho, é falta de ética com seus superiores, etc.

Mas onde será que estou querendo chegar? O fato é que a pedagoga que cobrava tanto da funcionária a ética nos seus afazeres, estava lhe chamando atenção na frente de outros colegas de trabalho e de alunos que passavam pelo corredor. Sim, isso mesmo, o presente fato aconteceu no corredor da escola, pra todos verem e ouvirem.

Será que não faltou ética a pedagoga que cobrava tanto da funcionária em questão?

Quem quiser pode comentar!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Presentes Antecipados !



Essa semana é meu niver - já estou recebendo os presente galera... rsrsrs.

De sábado pra domingo recebi o primeiro presente. No gp do Japão a McLaren venceu com Hamilton na frente abrindo 12 pontos de diferença pra Alonso.

No domingo o Tricolor abre também 12 pontos de diferença pra o Cruzeiro.

É coisa boa demais num início de semana...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Rasgando Seda !

Na foto: Américo Pita, Iran Marrocos, Nalu, Ismael Alves, Acaci, Carlos Magno, Hugo e Eu fotografando

Falar dos amigos é difícil, mas ainda quando eles têm grandes habilidades.

É o caso do meu amigo Acaci. O cara começou fazendo poesias, compôs várias músicas, mais de trinta cordéis, um livro, agora vem com outra novidade. Não é que o cara agora é colunista? Pois é, podem acompanhá-lo mensalmente em uma coluna sobre cultura no jornal “RN em Foco” e, em breve, se preparem, pois vem aí um CD com músicas e poesias de sua autoria, será que o cara é talentoso?

No dia 04 de fevereiro, ele me convidou para um almoço em sua casa, para inauguração da “latada”. Logo imaginei que teria muita gente boa lá, pois sempre é encontro de boa gente, onde se come bem, a conversa boa, e o que não falta é sobretudo música e poesia.

Ao chegar lá, me deparo com um som montado, adivinhe quem tava cantando? Ismael Alves —cantor, compositor, poeta e músico — será que o cara é fraco? Isso sem falar que Ismael já tem seis CDS gravados, estará muito em breve lançando o sétimo, só com poesias de Chico Morais e, ainda me contou de um show programado para março próximo, que deverá dar origem a um DVD.

Também estava presente o poeta Carlos Magno, artista popular do grupo Folia de Rua, que está desenvolvendo um projeto em parceria com Acaci para divulgação dos seus cordéis.

Logo depois, chega o senhor Américo Pita e esposa, muito simpática, ele poeta, escritor e produtor cultural que começou logo a declamar algumas poesias, entre elas pérolas de Augusto dos Anjos e causos diversos que nos fizeram bolar de rir.

Iran Marrocos é outra figura carimbada dos encontros na casa do Acaci, acompanhado de Nalu, bancária da CEF-Parnamirim, uma pessoa espetacular. Ele é pedagogo, jornalista, professor, homem de marketing, poeta e escritor. Falando nisso, espero que saia em breve a publicação do seu romance: “Arribaçã”. Já conheço um pouco da história do livro, pois acompanhei um pouco do seu trabalho de pesquisa.

Isso sem contar com a presença da família Acaci: Hugo — irmão, Ciro e Caio — filhos, sua adorável esposa Judite, uma anfitriã fora de série. Ei, ia me esquecendo, minha companheira Da Paz, estava tornando a casa muito mais radiante. Pois é, Acaci consegue reunir em sua casa gente afinada com nossa cultura; é muito articulado, falante, alegre e um grande amigo.