Muito se tem falado ultimamente sobre ética. É conselho de ética, falta de ética de profissionais e pessoas, quebra de decoro parlamentar, etc.
Mas afinal de contas o que é ética?
Segundo o Dicionário Aurélio:
sf 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal.
2. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
Segundo o Dicionário Houaiss:
Sf 1. Conjunto de preceitos sobre o que é moralmente certo ou errado.
2. Parte da filosofia dedicada aos princípios que orientam o comportamento humano.
Segundo o site: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx", que é um dicionário de língua portuguesa on-line:
do Lat. ethica < Gr. ethikés. f., ciência da moral; moral; Filos., disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
Por que toquei nesse assunto? Bom é o tema do momento, vide caso Renangate e julgamento no Supremo Tribunal Federal contra os indiciados no mensalão.
Leiam o comentário do parlamentar do Rio de Janeiro Valdeci Paiva (PSL), que é suspeito da morte do deputado Marcos Abrahão (PRTB) de que era suplente, no site: http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=193017:
“— Não existe ética no meio político. Existe conveniência. Se for conveniente cassarem alguém, cassam. Se não, esquecem. É tudo uma politicagem nojenta.”
Mas, no meu entender, a questão maior é que muita gente desconhece o que venha a ser ética. Recentemente vi uma discussão em que uma pedagoga falava com uma funcionária de uma escola e dizia lhe seguinte: olhe, quando você falta, é falta de ética com os seus colegas que vem trabalhar, quando você não faz o seu trabalho, é falta de ética com seus superiores, etc.
Mas onde será que estou querendo chegar? O fato é que a pedagoga que cobrava tanto da funcionária a ética nos seus afazeres, estava lhe chamando atenção na frente de outros colegas de trabalho e de alunos que passavam pelo corredor. Sim, isso mesmo, o presente fato aconteceu no corredor da escola, pra todos verem e ouvirem.
Será que não faltou ética a pedagoga que cobrava tanto da funcionária em questão?
Quem quiser pode comentar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário