domingo, 24 de maio de 2009

Já Apolocou?



Cada dia que passa aprendemos algo novo. O ser humano tem como uma de suas principais características o aprendizado e hoje eu aprendi uma coisa nova. Vamos aos fatos.

Já fazia algum tempo que não iamos visitar os parentes de minha mulher no interior. Hoje, com uma folguinha e uma promessa de que não iria chover, resolvemos ir.

No caminho até lá o asfalto estava relativamente bom, mesmo assim alguns buracos me informava que cautela nunca é demais. A chuva tinha feito alguns estragos na rodovia e eu já imaginava o trecho final de mais ou menos 12 km com muita areia, barro, grandes poços d'água e lama.

Passamos por todos esses perrengues e a moto, uma Titan 150 ks, como sempre, se saiu bem em todo percursso, mesmo quando a água e a lama teimavam em indicar que não ia dar pra passar a "braba" (como alguns chamam as motos por aqui) passava, reclamava um pouco indicando que seu ambiente não era aquele, mas conseguia vencer todos os obstáculos.

Quase no fim do percusso, menos de 200 metros, meu cunhado aparece em sua moto, em sentido contrário, e pra fazer graça muda sua tragetória vindo ao nosso encontro, desvio.

Ele para, decido parar também, aciono os freios, o pneu dianteiro derrapa na areia molhada e vagarosamente a moto tomba.

Resultado uma pequena queimadura em minha perna direita, minha mulher com outra pequena em sua coxa direita, mas refeitos do susto (eu e a patroa), meu cunhado desce de sua moto e vem nos ajudar e solta a seguinte pérola: vamos levantar a moto logo pra não derramar gasolina.

Minha mulher diz algumas palavras grandes (palavrões) impublicáveis com ele e sai andando na frente, ele, como só aqueles que usam "Óleo de Peroba" como loção pós-barba, olha pra mim e diz: e a culpa foi minha?.

Digo apenas: deixa pra lá, e sigo. Chegando no destino, coloco um gel para aliviar a dor e o ardor da queimadura, quando alguém chega pra mim e diz: já apolocou?

Meio chateado e com alguma dor pergunto: que danado é isso?

Ninguém responde, alguns riem e nada mais. Pensei que fosse até algum produto natural pra queimadura.

O tempo passou e fiquei com aquilo na cabeça, mas com um pouco de vergonha de perguntar o que danado é "já apolocou?"

Já no caminho de volta pergunto a minha mulher: o que é "apolocou". E ela rindo diz: é o que se diz aqui para as crianças quando elas estão com alguma dor. Já apolocou é o mesmo que dizer: parou a dor ou parou de doer.

Pois é galera, quando alguém chegar pra vocês e perguntar "já apolocou"? Nada mais é do que perguntar se já parou de doer algum machucado seu.

A propósito, a minha queimadura, já apolocou sim.

Nenhum comentário: