segunda-feira, 25 de maio de 2009

Hélio Castroneves - O Retorno

Brasileiro, tal como fenix, renasce das cinzas e de futuro presidiário passa a tri-campeão em Indianápolis.

Vixe, que introdução jornalística mais meia-boca e sem graça, mas foi o que realmente aconteceu. Hélio Castroneves, que até bem pouco tempo atrás era acusado, junto com sua irmã Katiucia, de sonegação fiscal (pense num crime sério nos EUA) é absolvido. Sua equipe lhe dá um carro e ele, trabalhando muito duro, junto com ela classifica-se em primeiro e vence a corrida mais famosa da história do automobilismo pela terceira vez.

AP

Justiça seja feita, ele é um excelente piloto e mereceu aquela vitória.

Uma pena que nem todos saibam a dimensão que é alguém ganhar as 500 milhas de Indianápolis, três vezes então é um feito. Superou Emerson Fittipaldi e tantos outros pilotos norteamericanos.

Parabens Helinho, torço por mais vitórias suas e que sua volta por cima seja um exemplo de determinação para todos, brasileiros ou não.

domingo, 24 de maio de 2009

Button - The Best

Quando Airton Senna conquistou seu terceiro título mundial, a cantora Tina Tuner o chamou ao palco, em seu show na Austrália, e enquanto cantava a música "Simply The Best" apontava pra ele.

Hoje, durante a transmissão pela tv ouvi várias vezes que Jeson Button era "o cara", termo que é usado hoje para designar o melhor, o que deve ser batido.

Realmente ele foi o melhor hoje. Na verdade tem sido o melhor desde o início do campeonato e só uma fatalidade pode lhe tirar o título desse campeonato.

Ele não tem apenas o melhor carro, mas tem a capacidade de tirar o melhor do mesmo, com cuidado e precisão.

Fez uma pole fantástica, essencial para ter vantagem em Mônaco, largou bem, dominou toda a prova e soube poupar o equipamento no final da corrida, que dizer mais?

Falando em transmissão de tv, durante a mesma se falou muito do desenvolvimento da Ferrari, não me convenceu. Mônaco não é exatamente um parâmetro para provar desenvolvimento, acredito que somente na Turquia poderá ser avaliado o real desenvolvimento das demais equipes, até o momento apenas Brawn mostrou um desenvolvimento consistente independente do traçado.

Já Apolocou?



Cada dia que passa aprendemos algo novo. O ser humano tem como uma de suas principais características o aprendizado e hoje eu aprendi uma coisa nova. Vamos aos fatos.

Já fazia algum tempo que não iamos visitar os parentes de minha mulher no interior. Hoje, com uma folguinha e uma promessa de que não iria chover, resolvemos ir.

No caminho até lá o asfalto estava relativamente bom, mesmo assim alguns buracos me informava que cautela nunca é demais. A chuva tinha feito alguns estragos na rodovia e eu já imaginava o trecho final de mais ou menos 12 km com muita areia, barro, grandes poços d'água e lama.

Passamos por todos esses perrengues e a moto, uma Titan 150 ks, como sempre, se saiu bem em todo percursso, mesmo quando a água e a lama teimavam em indicar que não ia dar pra passar a "braba" (como alguns chamam as motos por aqui) passava, reclamava um pouco indicando que seu ambiente não era aquele, mas conseguia vencer todos os obstáculos.

Quase no fim do percusso, menos de 200 metros, meu cunhado aparece em sua moto, em sentido contrário, e pra fazer graça muda sua tragetória vindo ao nosso encontro, desvio.

Ele para, decido parar também, aciono os freios, o pneu dianteiro derrapa na areia molhada e vagarosamente a moto tomba.

Resultado uma pequena queimadura em minha perna direita, minha mulher com outra pequena em sua coxa direita, mas refeitos do susto (eu e a patroa), meu cunhado desce de sua moto e vem nos ajudar e solta a seguinte pérola: vamos levantar a moto logo pra não derramar gasolina.

Minha mulher diz algumas palavras grandes (palavrões) impublicáveis com ele e sai andando na frente, ele, como só aqueles que usam "Óleo de Peroba" como loção pós-barba, olha pra mim e diz: e a culpa foi minha?.

Digo apenas: deixa pra lá, e sigo. Chegando no destino, coloco um gel para aliviar a dor e o ardor da queimadura, quando alguém chega pra mim e diz: já apolocou?

Meio chateado e com alguma dor pergunto: que danado é isso?

Ninguém responde, alguns riem e nada mais. Pensei que fosse até algum produto natural pra queimadura.

O tempo passou e fiquei com aquilo na cabeça, mas com um pouco de vergonha de perguntar o que danado é "já apolocou?"

Já no caminho de volta pergunto a minha mulher: o que é "apolocou". E ela rindo diz: é o que se diz aqui para as crianças quando elas estão com alguma dor. Já apolocou é o mesmo que dizer: parou a dor ou parou de doer.

Pois é galera, quando alguém chegar pra vocês e perguntar "já apolocou"? Nada mais é do que perguntar se já parou de doer algum machucado seu.

A propósito, a minha queimadura, já apolocou sim.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Direitos do Consumidor

Estava certo dia em uma loja, quando ouvir de um dos proprietários o seguinte comentário:

- Cuidado com essa moto! Ela é daquele "cliente chato" que não quer nenhum arranhão, se ele não queria receber a moto só porque tinha um risco no paralamas, imagine se o defeito não for resolvido imagine o "barulho" que ele vai fazer.

Algum tempo depois ouvi da mesma pessoa o seguinte comentário:

- Ei, vamos resolver o problema da maçaneta do carro, não aguento mais. Tem só seis meses que compramos e já está parecendo velha e gasta, veja o que ele podem fazer, o mais rápido possível, antes de acabar a garantia.

Esses dois comentários foram feitos pela mesma pessoa. Em resumo: O consumidor tem direitos sim, principalmente se somos nós que reclamamos, quando o consumidor é o nosso cliente e procura os seus direitos ele é um chato.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Declaração de IR - 2009

Meu amigo Paulo sempre me lembra alguma coisa. No seu último e-mail me questionou se inclui todos os meus dependentes na minha Declaração de Imposto de Renda - Ano Base 2008, que se encerrou agora no último dia 30 de abril de 2009. Ele sugeriu que fizesse uma Declaração Retificadora e fizesse a inclusão dos seguintes dependentes:

01) Governo Federal - IR, CPMF, etc.;
02) Governo Estadual - IPVA, ICMS, etc.;
03) Governo Municipal - IPTU, TRSD, ISSQN, etc.;
04) INSS - Contribuição previdenciária;
05) Conselho Regional Profissional - Contribuição anual;
06) Sindicato da Categoria Profissional - Contribuição anual;
07) CAERN, SAAE e similares - Contas de água e esgoto (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido);
08) COSERN, CERPAL, POTIGÁS e similares - Contas de luz e gás (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido);
09) Oi / TIM / CLARO / VIVO celular - Assinatura mensal;
10) Plano de Saúde - Mensalidade;
11) Detran - Licenciamento anual de veículo, transferência e renovação de carteira de habilitação;
12) Contran - Taxa de inspeção veicular (será que aqui tem disso?);
13) DPVAT - Seguro obrigatório;
14) Concessionárias de estradas de rodagem - Pedágios;
15) CET/DSV/ESTAR - Talões de estacionamento;
16) Terminais aeroviários e rodoviários - Taxa de uso dos sanitários e estacionamento ;
17) Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões de crédito, requisição de talões de cheque etc.;
18) Tomadores de conta de veículos, guardadores de lugar em filas, cambistas diversos, flanelinhas e vendedores de semáforos - Caixinha, cafezinho etc.;
19) Carteiro, lixeiro, varredor de rua, porteiro do prédio, leitores de relógios e entregadores de contas, entregadores de gás, de água etc (Páscoa, Natal, Ano Novo, etc.).
20) 567 deputados federais, com as respectivas AMANTES e CORJAS;
21) 81 senadores, com as respectivas AMANTES e CORJAS;
22) deputados estaduais, Prefeitos e vereadores;
23) Dona Marisa, "a inútil" , e os gastos livres e sem controle dos Palácios do Planalto e da Alvorada.

Ele me lembrou estes dependentes. Alguém lembra de mais algum? Ainda dá tempo de corrigir galera.

terça-feira, 12 de maio de 2009

"Agora é oficial..."

Tem cada coisa que temos que ouvir.

Domingo no início do GP da Espanha, ouvimos muitas coisas durante a transmissão, mas a mais espetacular foi o anúncio oficial que Galvão Bueno fez do fato da esposa de Felipe Massa estar grávida.

Só faltou uma coletiva de imprensa. O bom de tudo que que isso rendeu até uma matéria, digo, coluna no site Grande Prêmio, vejam o link e riam o quanto puderem.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/05/11/coluna+muy+bueno+papa+oficial+6058995.html

Um abraço.

Olé no Sábado e no Domingo

Depois de alguns dias adoentado, volto para escrever sobre a fórmula 1.

Começo no sábado. Quando todo mundo esperava que Barrichelo levasse a primeira posição nos treinos e com o incrível renascimento da Ferrari, eis que aparece um joven alemão chamado Vetel e rouba a primeira fila de Felipe, mas diriam alguns, Rubinho ainda vai sair na frente, pois bem Jeson Button dá um olé em todo mundo, tira um mágico coelho da cartola e larga na frente de todos, mostrando que está com o melhor carro e tem a maior vontade no momento.

No domingo a corrida aconteceu com uma espetacular largada de Rubinho, saindo da segunda fila em terceiro e pulando para a primeira posição antes da primeira curva, pensei comigo: hoje ele ganha. Felipe também largou bem e pulou para a terceira posição. Barrichelo dominou na frente até que precisou parar, aí Button deu outro olé em todo mundo, mudou a estratégia voltou na frente e ganhou mais uma corrida tornando o trabalho de lhe alcançar nos pontos muito mais difícil.

Mais complicado de tudo foi ver Felipe se deixar ser ultrapassado para poupar combustível e não ter uma pane seca.

Resultado dos dois olés: Button abre 14 pontos do segundo colocado Barrichelo e a Brawn abre 29,5 pontos da Red Bul. Alguém ainda acha que o campeonato mude de donos?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Olé na sexta

Bem, amanhã tem treino oficial da corrida em Barcelona, pelo que pude acompanhar não mudou muita coisa depois de quatro corridas.

Williams, Red Bull e Brawn estão na frente. A novidade fica por conta da Renault em terceiro (Alonso consegue tirar leite de pedra), apenas uma Toyota entre os 10 e a BMW Sauber finalmente colocou Kubica (ou será o contrário?) na primeira turma, fechando os 10 primeiros Piquet encerra a fila.

Ferrari e McLaren ainda não acertaram a mão. Amanhã durante o treino vai dar pra ter uma visão melhor do que será esse final de semana com fórmula 1.

Esquecendo a corrida de domingo, relembro o evento mais importante desse sábado, na minha opinião, o 12º Encontro de Violão Amador de Parnamirim/RN. Vai ser as 20 horas no Espaço Cultural Nestor Lima com entrada franca. Se você gosta de violão, apareça e venha se juntar ao grupo, o local fica ao lado da Escola Estadual Professor Eliah Maia do Rego - Boa Esperança.

Já ia esquecendo, a quem interressar possa: Hoje, o deputado Rogério Marinho assina sua filiação ao PSDB, vejo mudanças na configuração política para 2010. Alguém tem alguma aposta?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Na chuva tem de tudo...

Sábado, 09 de maio, será o 12º Encontro de Violão Amador de Parnamirim - RN.

Como o Encontro é sempre no sábado e apesar de termos várias faixas espalhadas pelas cidade, a turma que faz parte da organização do evento tem por hábito de nove dias antes (isso mesmo, na sexta-feira), fixar cartazes nos mais variados lugares de nossa cidade.

Já tivemos mais gente participando da fixação do cartazes e é sempre um momento de rever os amigos e bater aquele papo gostoso pela madrugada adentro, mas na noite/madrugada de ontem (segunda para terça-feira, deixamos de lado a tradição da sexta esse ano) somente Acaci e Caio de carro, Lúcio, Eu e Ciro de moto saimos equipados com a velha e boa goma, dois baldes, pincéis e os ditos cartazes.

Eis que no meio da tarefa começa a chover. Primeiro uma chuvinha fina, mas que molha bastante, depois uma chuva forte nos obrigando a procurar um abrigo.

Estavamos comentando sobre a chuva quando aparece um senhor embriagado. Já prestaram atenção que existem várias semelhanças entre as pessoas que se embriagam? As principais características foram observadas nessa figura.

Surgem do nada, querem logo lhe abraçar, puxam conversa com desconhecidos como se fossem amigos de longa data, pergunta se alguém sabe onde fica sua casa, falam do tempo em que foram mais novos, contam vantagem sobre o lugar de onde vieram, se tornam emotivos demais, não tem senso de direção, perguntam se ninguém que ir com ele pra algum lugar, que ele mesmo não sabe onde fica, etc.

Tem muitos aspectos negativos nessas figuras, mas é melhor não enumerar.

A chuva dá uma trégua, deixamos o homem e fomos cada um pra sua casa, a madrugada fria e molhada não era mais propícia a colar cartazes, muito menos com cola a base de goma. Mas antes, orientamos o senhor que estava embriagado a ir para sua casa.

Se foi não sei, mas espero que tenha chegado bem em sua casa.

E fica um pensamento: No meio da chuva tinha um bébado, tinha um bébado no meio da chuva.

domingo, 3 de maio de 2009

Dia de chuva



Tantos planos para o domingo e amanhece chovendo, as vezes parece que tudo vai dar errado simplesmente porque chove.

O fato é que os planos precisam ser refeitos. Ficar um pouco mais na cama, tomar um café quase almoço, dar uma geral em dentro de casa nesse dia preguiçoso, sair na chuva pra completar o almoço, ver um bom filme, ler um bom livro, receber visitas indesejadas, também faz parte em dias de chuva, você querendo que a visita saia logo e a chuva insistindo pra que ela fique.

Finalmente ela diminui, mas apenas no final da tarde, fico intrigado, durante todo o dia e ninguém me ligou num domingo... Só então percebo que o celular estava com a bateria descarregada. Coloco para carregar, ligo-o e só então percebo mensagens e ligações que não recebi durante o dia.

Uma pena, mas o domingo de chuva serviu para ficar em casa, descansar.

Amanhã é dia de trabalho, essa nova semana iniciou com chuva. para alguns foi motivo de preocupação para outros de alegria, pra mim em especial foi um dia tranquilo. Preciso de três dias de sol, melhor dizendo três dias sem chover, preciso resolver um problemas de infiltração em casa e só com sol.

Domingo dia de chuva, quem sabe amanhã e depois, e depois, e depois... Sol...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

In Memorian...


Lembro que, no dia 1º de maio de 1994, estava vendo a corrida. No sábado anterior havia morrido um jovem piloto, Barrichelo sofrera um acidente grave, mas tudo estava bem.

Ele finalmente estava liderando uma prova com chances de vitória, vitória essa que lhe escapara no Brasil. Quando, derrepente seu carro vira para a direita, inexplicavelmente e choca-se contra um muro de concreto.

As imagens não me são tão nítidas, mas lembro de rodopios e o bólido se desmanchando e momentos para imóvel a margem da pista. Sua cabeça move de lado, penso, tudo está bem, eleva sair dessa, já tinha visto outros acidentes em corridas antes, ele mesmo havia sofrido alguns. Lembro de um que seu carro ficou de cabeça para baixo e ele saiu ileso.

Começa a chegar o socorro. E ele nada de sair do carro.

Até aquele momento eu assistira a corrida sozinho, melhor dizendo, eu e meu enteado Daniel, mas após o acidente minha família fica em volta da tv. Torço para que tudo corra bem, não só eu mas muitos dos que naquela, manhã de domingo, cumpriam o ritual de assistir o melhor programa de tv - corrida de fórmula 1, novamente com ele podendo ser campeão e se igualar ao francês de nariz torto.

Seu corpo foi retirado do carro. Foi difícil ter que admitir que havia sangue sobre sua roupa, Daniel me disse isso alguns segundos antes, sua irmã também, minha ex-mulher idem. Só eu me recusava a ver o que de fato estava acontecendo.

Seu corpo foi colocado num helicóptero e levado para o hospital. Pensei comigo, tá tudo bem, ele vai sair dessa, ele é um vencedor, é só mas um pequeno obstáculo.

O tempo passou, a corrida terminou e foi ganha pelo alemão, que seria o campeão naquele ano. O reporte Roberto Cabrine entrou algum tempo depois dizendo o que eu e muitas pessoas espalhadas pelo mundo não queriam ouvir.

Morreu Airton Senna da Silva.