
A todo momento fazemos escolhas, algumas boas outras não.
O que nos leva a escolher algo? Hora, oportunidade, desejo, futuro, presente, passado, vida...
Sem entrar nos méritos da questão, acredito que a grande vantagem que temos em relação aos outros seres é a capacidade de usar o livre arbítrio.
O que vem a ser isso? Resumindo um pouco, os demais seres vivos não tem poder de escolher nada, usam o instinto natural e seguem sua vida sem poder decidir muito o que fazer, mas ao ser humano é dado o poder de escolher, mesmo inconcientes, estamos sempre escolhendo alguma coisa, seja uma roupa, um perfume, uma rua a seguir.
Qualquer decisão que tomamos é uma escolha que fazemos e dependendo dela, toda nossa vida pode mudar. O simples ato de acordar mais cedo ou mais tarde pode afetar toda a vida de uma pessoa.
"A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha... - José Augusto Wanderley
Escolher é um privilégio dado a nós seres humanos, devemos usar esse dom com sabedoria. Tudo bem se as vezes escolhemos errado, mas a maior característica do ser humano é saber quando algo está errado e decidir mudar... Isso é escolher!
P.S. para saber mais sobre o pensamento de José Augusto Wanderley, veja o link: http://www.guiarh.com.br/pp32.htm
Publicado originalmente no dia 26/09/2008 as 08:24 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2008/09/19193764.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário