quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fim de mês...





Todo final de mês é assim. Pego as contas, somo tudo o que devo, vejo quanto vou receber e começo a definir quais pagamentos posso adiar ou não. É uma das mais complexas operações que preciso fazer mês a mês.

Fica difícil entender como o brasileiro consegue chegar ao final do mês se seu salário mal chega na primeira semana do mês seguinte. Mas, parafraseando Euclides da Cunha, o brasileiro é um forte. Ele consegue fazer com que seu salário consiga alcançar o final do mês, ou na melhor das hipóteses, consegue fazer com que seus credores esperem mais um pouco.

Eu tenho um conhecido que vem me pagando R$ 1.200,00 em suaves parcelas nos últimos três anos. Pois é não cobro juros nenhum, ele me paga, periodicamente, quanto tem dinheiro sobrando. O que posso fazer? Se reclamo ele pode até deixar de pagar? O melhor é torcer para que ele quite sua dívida para comigo, assim poderei quitar com os meus credores também.

E assim, como a maioria dos brasileiros vou chegando no final do mês, fazendo os cálculos do que posso, do que devo, do que é essencial pagar e do que posso deixar para depois. E que o padroeiro dos endividados nos proteja a todos dos credores que nos temos ofendido sem pagar o que devemos. Creio que todos queremos pagar mas...

No deserto - Fórmula 1 - Corrida

Carmen Jaspersen/EFE

Ele é o cara a ser abatido até o momento. com um carro e uma postura vencedora Jenson Button, que largou na 4ª posição, conseguiu dominar o GP do Barhein. O piloto inglês foi ultrapassado na largada por Hamilton, recuperou a posição, começou a pressionar as Toyotas e depois dos primeiros pit-stops, dominou o GP e cruzou a linha de chegada comemorando muito com a Brawn.

A ordem de chegada mostra quem são hoje as equipes mais competitivas do campeonato. Brawn, Red Bull, Toyota e McLaren. A Ferrari com a sexta posição de Raikkonen e a Renault em oitavo com Alonso mostram que se quiserem disputar as primeiras posições posições terão de melhorar muito até o próximo gp. A Williams se perdeu no deserto e só chegou na nona colocação.

Aos brasileiros restou apenas a insatisfação de verem seus companheiro de equipe melhor classificados no final. Tendo Barrichello de ver Button cada vez mais longe e Vettel cada vez mais perto.

Sobre as grande equipes que estão andando atrás, penando para desenvolver um carro competitivo, vale a afirmação de Luca de Montezemolo - presidente da Ferrari: "Dentro do time, houve um pouco de suposição. Às vezes, colocar a cabeça no chão é útil para olhar à frente. Mas preciso dizer que ter cabeça, pés e todo o resto no chão é melhor". Isso, na minha opinião, vale para todas as equipes.

O campeonato ainda está aberto, mas que a Brawn tem uma vantagem considerável isso tem, acredito que a Red Bull é quem vá pressionar mais e quem sabe até lutar pela ponta do campeonato, a Toyota é uma força que surge mas seus pilotos ainda não se habituaram a andar na frente. "Treino é treino, jogo é jogo", já se diz por ai.

Que venham os próximos capítulos dessa novela que é a Fórmula 1 em 2009.

Publicado originalmente no dia 27/04/2009 as 07:36 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2009/04/19224739.html

sábado, 25 de abril de 2009

No deserto - Fórmula 1 - Treino



Difícil prever o que acontecerá na corrida do Barhein. Com a chegada de Felipe Massa (aniversariante do dia) e Kimi Raikkonen a Ferrari diz o bom acerto para a pista frutos da pré-temporada no país, quem também teve um ótimo desempenho foi a Toyota que mostrou ter aprendido muito durante o período de teste no deserto, a McLaren de Hamilton se mostrou um carro melhor que no início de temporada, já as duas Brawn se mostraram fortes mas não são imbatíveis. Vettel dispensa comentários, levou a Red Bull a terceira posição e pode atrapalhar a vida de Trulli e Glock logo na largada. A Williams tem um bom carro, um bom piloto, mas falta algo mais, será que amanhã não vá causar uma surpresa?

Espero uma corrida mais dinâmica e com muitas ultrapassagens, não acredito que alguém consiga se destacar muito amanhã, o trabalho de boxes e a estratégia como um todo vai ser um diferencial amanhã.

Espero não ter tempestade (de areia) amanhã.

Oportunidade


O que é oportunidade? Como reconhecer quando a oportunidade aparece? Existe algum sinal de que esse é o momento exato?

São perguntas que sempre nos vêem em mente durante a nossa vida.

Segundo o site Língua Portuguesa On-Line (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx) a palavra Oportunidade vem do Latin. Opportunitate - s. f., qualidade do que é oportuno; ocasião favorável; conveniência; ensejo.

Ela aparece em cada momento de nossa vida, às vezes explícita em outras escondidas, de forma que nossas decisões é que fazem com que a oportunidade seja ou não aproveitada.

O que nos torna diferente dos demais animais é o fato de agirmos não apenas por instinto, mas observando os fatores que cercam cada situação podendo fazer uma análise do qual decisão será melhor.

Segundo H. Jackson Brawn Jr: “Nunca se tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”. E quando as oportunidades surgem não avisam se são as melhores ou não, cabe a nós estarmos preparados.

É preciso esclarecer que muitas vezes tomamos decisões erradas e as oportunidades simplesmente se vão, mas a persistência faz com que continuemos na luta. Tudo depende da base que temos para sustentarmos nossa vida.

O vento é igual para todos, tanto quando é uma brisa como quando é uma tempestade, a diferença está em como o enfrentamos.

"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante." - Charles Chaplin

Aproveitar as oportunidades que surgem são exercícios diários que devemos fazer.


Publicado originalmente no dia 29/10/2008 as 22:10 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2008/10/19200997.html

sexta-feira, 24 de abril de 2009

No deserto - Fórmula 1

Hoje nos treinos livres para o GP de Bahrein entre os 10 melhores colocados estavam: uma Williams, uma Renault, duas Toyotas, uma McLaren, duas Red Bull, duas Brawn e uma Force India (não nessa ordem exata). Ficaram fora BMW Sauber, Toro Rosso (uma pena) e as duas Ferraris, que completariam a ultima fila caso fosse o resultado do treino oficial.

Alguns dizem que é inadimissível que a Ferrari esteja em último. Bem se tivessem feito um bom trabalho com certeza estariam na frente ou pelos menos em melhor colocação.

O fato é que: a coisa tá mudando e o trabalho de projetistas, engenheiros, mecânicos e pilotos está aparecendo mais esse ano, não se nivelando por baixo mas com um aumento de competetividade que é o mais interessante. Sempre sonhei com uma fórmula 1 em que houvesse uma alternância de posições e que as equipes pequenas tivessem condições de chegar na frente das grandes.

Não adianta queimar dinheiro, como em tempos recentes fizeram a Toyota e Honda, e não ter bons resultados.

Amanhã no treino acredito que a coisa vai ser diferente. Talvez o que vimos hoje não se repita com a Force India entre os dez, mas vou torcer pra que isso aconteça. Acredito que a Toro Rosso vai, de novo, colocar pelo menos um de seus carros no Q3 e estou torcendo porisso.

A grande dificuldade de encontrar as respostas está na escolha das perguntas.

Tem cada uma...

Por que será que as pessoas que mais reclamam dos outros, inclusive agindo em muitos casos com sutis toques de lições de moral e donos da razão; quando são chamadas a atenção em público - coisa que adoram fazer com os outros - ficam tão revoltadas com a forma com que foram tratadas?

Não que eu acredite que se deva chamar a atenção de alguém em público mas vamos ao fato.

Quarta-feira presenciei uma pequena discussão, onde uma colega de trabalho, que tem por hábito chamar a atenção dos outros sem se preocupar se tem platéia ou não, foi chamada à atenção e imediatamente sacou a seguinte frase: "acho que esse assunto não é próprio pra ser tratado na frente dos outros".

Será que existe alguma relação entre o fato dessas pessoas quererem ser donas da verdade e achar que sempre tem razão e podem criticar ou chamar a atenção de outras pessoas e por essa razão não devem ser questionadas, ou melhor, não devem ser dito a elas que elas estão erradas?

Pessoas assim existem aos montes por ai, sempre procurando os defeitos ou malfeitos (como queiram) dos outros. E como adoram dizer que os outros estão errados em público, mas na hora em que fazem alguma besteira não querem ser criticadas, muito menos serem chamadas a atenção.

Errar é humano, mas quando a borracha se gasta mais depressa que o lápis, você está positivamente exagerando”. J. Jenkins


Publicado originalmente no dia 24/10/2008 as 10:06 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2008/10/19199908.html

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mulher: prós e contras - Teoria do Diabo

Outra estória que meu amigo Paulo mandou...


E Deus fez a mulher...

Houve harmonia no paraíso.
O diabo vendo isso resolveu complicar...

Deus deu a mulher cabelos sedosos e esvoaçantes.
O diabo deu pontas duplas e ressecadas..

Deus deu a mulher seios firmes e bonitos.
O diabo os fez crescer e cair.

Deus deu a mulher um corpo esbelto e provocante.
O diabo inventou a celulite, as estrias e o culote.

Deus deu a mulher músculos perfeitos.
E o diabo os cobriu com lipoglicerídios.

Deus deu a mulher uma voz suave, doce e melodiosa.
O diabo a fez falar demais.

Deus deu a mulher um temperamento dócil.
E o diabo inventou a TPM.

Deus deu a mulher um andar elegante.
O diabo investiu no sapato de salto alto.

Então Deus deu a mulher infinita beleza interior.
E o diabo fez o homem perceber só o lado de fora.

Deus fez a mulher ficar maravilhosa aos 30, vibrante aos 40.
O diabo deu de presente: a menopausa aos 50...

Só pode haver uma explicação para isso:

"O diabo é V I A D O!!!!!"

Ah se fosse verdade...

Essa eu recebi por e-mail, é ótima...

Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.

A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

- Bem-vindo ao Paraíso! Diz São Pedro.

- Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.

- Não vejo problema, é só me deixar entrar, diz o antigo senador.

- Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

- Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador.

- Desculpe, mas temos as nossas regras, retruca São Pedro.

Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social.

Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.

Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

- E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna. Ele pensa um minuto e responde: - Olha, eu nunca pensei... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.

Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.

- Não estou entendendo, - gagueja o senador - Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz: - Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...


Publicado originalmente no dia 20/10/2008 as 21:56 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2008/10/19199239.html

terça-feira, 21 de abril de 2009

12º Encontro de Violão Amador



É com grande alegria que posso confirmar a realização do 12º Encontro de Violão Amador de Parnamirim, que vai ser no dia 09 de maio as 20 horas no Espaco Cultural Nestor Lima, que fica na Rua Professor Clementino Câmara, 301 - Boa Esperança.

O Encontro de Violão Amador é um evento gratuíto e sem fins lucrativos e já faz parte do calendário cultural da cidade. É aguardado por todos os que gostam do som do violão e instrumentos similares.

A cada encontro uma pessoa ou instituição é homenageada. Nesse evento será homenageado o saudoso senhor Nestor Lima, amante do violão e que manteve, em vida, um grande trabalho social com o Abrigo Filhos de Deus, fundado por ele em 1941.

Com certeza será um momento de harmonia entre os amantes do violão e uma justa homenagem ao grande homem que foi Nestot Lima.

Participem.

Escolhas...



A todo momento fazemos escolhas, algumas boas outras não.

O que nos leva a escolher algo? Hora, oportunidade, desejo, futuro, presente, passado, vida...

Sem entrar nos méritos da questão, acredito que a grande vantagem que temos em relação aos outros seres é a capacidade de usar o livre arbítrio.

O que vem a ser isso? Resumindo um pouco, os demais seres vivos não tem poder de escolher nada, usam o instinto natural e seguem sua vida sem poder decidir muito o que fazer, mas ao ser humano é dado o poder de escolher, mesmo inconcientes, estamos sempre escolhendo alguma coisa, seja uma roupa, um perfume, uma rua a seguir.

Qualquer decisão que tomamos é uma escolha que fazemos e dependendo dela, toda nossa vida pode mudar. O simples ato de acordar mais cedo ou mais tarde pode afetar toda a vida de uma pessoa.

"A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha... - José Augusto Wanderley

Escolher é um privilégio dado a nós seres humanos, devemos usar esse dom com sabedoria. Tudo bem se as vezes escolhemos errado, mas a maior característica do ser humano é saber quando algo está errado e decidir mudar... Isso é escolher!

P.S. para saber mais sobre o pensamento de José Augusto Wanderley, veja o link: http://www.guiarh.com.br/pp32.htm

Publicado originalmente no dia 26/09/2008 as 08:24 em: http://geriberto.blig.ig.com.br/2008/09/19193764.html