quinta-feira, 8 de setembro de 2011

De volta a escrever...


Passado muito tempo, mais de um ano para ser exato, resolvi voltar a fazer publicações neste blog. Mudei algumas atitudes, alguns hábitos, mudei minha vida e na verdade continuo mudando.
Acredito que alguns dos que lerão o que aqui está escrito, de início, não vão entender direito o que está acontecendo, mas uma coisa é fato: pela graça de Deus, mudei muita coisa em minha vida e existe muito ainda a mudar, mas tenho certeza que Jesus ainda vai fazer muita coisa em mim e através de mim.
Para começar, vou compartilhar este artigo que encontrei na Revista do Ancião, de autoria do Pr. Miguel Pinheiro Costa – Diretor do Ministério de Mordomia Cristã da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sobre a observância do sábado bíblico.
Para ser mais fácil, resolvi dividi-la em partes que podem ser lidas isoladamente ou em conjunto.
Espero que apreciem a leitura.

O Sábado - de por do sol a por do sol !
Com amor e fundamentados no "Assim diz o Senhor", devemos ensinar constantemente a nossa igreja os princípios corretos que devem nortear a observância do sábado no contexto da adoração, graça e salvação. A seguir, vamos lembrar quatro desses princípios.


Espero que apreciem a leitura

O Preparo Semanal


Há fatores determinantes no preparo semanal:
Manter espírito de adoração sabática. O espírito de reverência e companheirismo que mantemos com Ele durante as horas sagradas é esperado que nos acompanhe durante a semana em todos os segmentos da vida. O adorador do Criador e observador do sábado demonstra que em seus contatos diários que é amoroso, honesto, respeitoso e agregador.
Conservar a mesma comunhão. A guarda do sábado é um símbolo do tipo de comunhão que precisamos ter com Deus durante a semana. A forma de nos relacionarmos com Ele, o amor que demonstramos à igreja e ao próximo durante o sábado devem ser estender durante a semana.
Comunhão diária na primeira hora da manhã. A retroalimentação diária da vida espiritual por meio da renovação da graça e da misericórdia, através da oração e do estudo habitual da Bíblia se constitui na base do preparo adequado para o sábado.

Sexta-feira - Dia da Preparação


Sexta-feira é o dia em que se conclui a preparação final para o sábado (Mc 15:42; Lc 23:50-56). Como já vimos, os preparativos maiores devem começar no primeiro dia da semana. Quando tudo estiver em ordem para a recepção do santo sábado resultara o sentimento de descanso e felicidade. O contrário, fará do sábado um dia de tensão e tristeza e, certamente, em algum aspecto se comprometerá a qualidade de sua observância. A seguir, consideremos algumas orientações proféticas com respeito ao dia da preparação:
Preparo nos deveres domésticos“Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso  banho [...] antes do pôr do sol, pode de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 22).
Preparo nos relacionamentos e negócios“Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento [...] Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 22).
Preparo para uma recepção em adoração e louvor“Antes do pôr do sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a palavra de Deus, cantar e orar” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 23). Quando o sábado é recebido com reverência e respeito, certamente será observado com esse mesmo espírito.

Sábado pela Manhã


Mais uma vez, voltamos a ressaltar: muitas coisas que ocorrem na sexta-feira acabam influenciando na qualidade da observância do sábado. Quando recebemos o santo dia no devido espírito de adoração e reverência isso se refletirá durante as horas sagradas.
Um dos momentos mais tensos e complicados para muitas famílias é quando saem para a igreja. A maioria chega atrasada à Escola Sabatina. Muitos tentam encontrar as mais diferentes explicações. Realmente, para muitas pessoas isso é um verdadeiro desafio. O certo é que cada um deve buscar uma saída para esse dilema. A grande pergunta é: o que fazer? Onde está a causa do problema? Bem, vamos escutar a orientação profética:
“Vocês não devem perder as preciosas horas do sábado, levantando-se tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo [...] Disso (levantar-se tarde) resulta pressa, impaciência e precipitação [...] Assim profanado, o sábado se torna um fardo, e sua aproximação será … antes motivo de desagrado do que de regozijo (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 23).
Cremos que, para muitos, essa é uma questão de oração. Para outros, é mais fácil. Basta ser mais cuidadoso com as claras orientações da Bíblia e do Espírito de Profecia. O certo é que, quando chegamos a igreja a tempo, isso se constitui num dos elementos favoráveis para uma adequada adoração.

Sábado a Tarde


“A Escola Sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do sábado, o tempo restante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte desse tempo os pais deverão passar com os filhos” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 24).
Será que não estamos marcando muitas reuniões e compromissos para a tarde de sábado e comprometendo o tempo que, em grande parte, deveria ser da família? Gostaríamos que cada líder considerasse a seguir, em espírito de oração e adoração, as seguintes orientações quanto a observância do sábado no contexto da família.
Oportunidade para desfrutar e falar de Deus por meio da natureza: “Numa parte do dia (de sábado) todos devem ter a oportunidade de ficar ao ar livre” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.1, p. 280).
“Quando faz bom tempo, os pais deverão sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 24).
Oportunidade para falar aos filhos da Bíblia e do plano da salvação: “Falem aos filhos sobre o plano da salvação, [...] repitam-lhes a doce históira de Belém. Apresentem-lhes como Jesus foi filho obediente aos pais, como foi jovem fiel e diligente, ajudando a prover o sustento da família [...] Pergunte-lhes acerca do que aprenderam na Escola Sabatina, e estudem com eles a lição do sábado seguinte” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 25).
Nosso primeiro compromisso, como observadores do sábado, deveria ser salvar a própria família. Depois de colocar em prática esse mandamento, teremos muito mais poder para testemunhar e fazer aquilo que Jesus fez no sábado: ensinar, curar, pregar e fazer o bem.
O Culto JA também deve estar na agenda da família. É outro módulo de adoração semanal e é importante para manter nossos filhos na igreja.

Despedida do Santo Sábado


“Ao por do sol, elevem a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v.3, p. 25).
Aquele que criou o sábado disse: “O Sábado foi estabelecido por causa do homem,e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Como seguidores de Cristo devemos imitar a forma como ele observou esse dia e veremos em nossa vida o mesmo poder que, como ser humano, O fez vencedor aqui. A fidelidade por gratidão e adoração a esse mandamento não somente nos renova nas horas sagradas, mas também nos projeta como vencedores para a nova semana.
Se você gostou do que leu e quer mais alguma informação, deixe uma mensagem ou acesse: